sexta-feira, 20 de junho de 2008

A criação de personagens protótipos

A jornada do Escritor (Nova Fronteira, RJ, 2006. 448 páginas, 39 reais) é um deslumbrante material que serve como mediação entre o valor estrutural da boa escrita, e o próprio autor. O livro de Christopher Vogler trás uma estrutura onde, se concebe personagens e situações indispensáveis para o uso de uma boa narração de aventuras, contos, ou até mesmo acontecimentos imaginários. Para tanto, o autor utiliza bases míticas, dentre as mais estudadas, como um meio para o roteiro de sua escrita.
Dentre as classificações de sua obra, ele subdivide doze estágios da jornada de um escritor, que busca adequar à essência de um material qualitativo para que a narrativa tenha saldo positivo até o final da escrita.
Os protótipos personagens que são criados através dos mitos, viabilizam assim uma inovadora narrativa que motiva à apresentar um personagem, não somente como um herói relutante ou mordomo. Mas, como um ser que aparece dentro da própria mitologia como alguém preparado para enfrentar o desconhecido.
O chamado de um herói, de acordo com sua construção, pode vir por meio de livros, filmes, desenhos, ou até mesmo da própria imaginação criada. Mas, o que de fato importa, são os resultados que serão espalhados pela realização deste trabalho.
Fundamentado nas pesquisas de Joseph Campbell, o autor detecta falhas pelos personagens já criados, e disponibiliza uma ajuda para que a compreensão da criatividade seja o sucesso da escrita.

Nenhum comentário: